Taxonomia de conteúdo: da teoria a prática
Minha jornada de entendimento e aplicação real desse processo como Content Designer.

Do começo: já vi, nunca usei, mas ouço falar em Taxonomia
A Taxonomia é um campo da biologia que se dedica à classificação dos seres vivos em categorias hierárquicas, com base em suas características compartilhadas. Seu principal objetivo é organizar a diversidade da vida em grupos de relacionamentos evolutivos para fornecer um sistema de nomenclatura padronizada para identificar e nomear organismos.
Seguindo uma hierarquia que vai desde categorias amplas até as mais específicas. A hierarquia padrão da taxonomia é a seguinte:
Ordem decrescente de abrangência: domínio, reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
Taxonomia na hierarquia da informação
A hierarquia da informação em UX design é organização e apresentação de elementos de interface para comunicar claramente a importância e a relação entre as informações. Um princípio fundamental no design de experiência, que facilita a compreensão e a utilização das interfaces pelas pessoas usuárias.
Envolvendo a criação de uma estrutura visual que orienta os usuários a identificarem rapidamente informações mais importantes e entender como elas se relacionam entre si.
Vou citar alguns exemplos, somente para contextualizar:
Tamanho e destaque, posicionamento de elementos na interface, contraste, tipografia, fluxo de leitura, entre outros.
Ao criar a hierarquia da informação em UX design, o objetivo é tornar a interface intuitiva, garantindo que as pessoas usuárias possam identificar facilmente o que é mais importante e como navegar pela informação eficientemente. Isso contribui para uma melhor usabilidade e experiência no geral.
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Mas, e quando falamos sobre a taxonomia de conteúdo em uma hierarquia de informações?
A taxonomia de conteúdo é uma abordagem capaz de organizar e categorizar as informações de um sistema ou site de forma lógica e intuitiva. Essencial para facilitar a navegação e a busca de informações pelas pessoas usuárias.
Dentro de UX, a taxonomia de conteúdo segue uma hierarquia semelhante à taxonomia biológica, mas com foco nos termos e nomenclaturas que se relacionam.
Antes de continuar, peço desculpas por tanta teoria (e parecer mais do mesmo), vamos então ao meu exemplo prático de taxonomia em um produto real.
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A importância da Taxonomia de conteúdo nesse case
A taxonomia desempenhou um papel essencial nesse projeto (investimentos), por ser um produto complexo e com muitos detalhes, foi a partir da organização das informações e funcionalidades que começamos a desenvolver as telas e fluxos.
Esse processo trouxe familiaridade com os termos desse mundo, facilitou a escalabilidade e nos permitiu uma personalização na experiência que gostaríamos de criar.
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Resultados alcançados
- Estrutura de informações
A criação da estrutura lógica para as informações (categorizar e agrupar) os elementos de conteúdo trouxe maior consistência na hora de trabalhar nas telas. - Consistência
Possibilitou uma experiência de compreensão rápida e eficiente durante a jornada. - Personalização
Ao categorizar o conteúdo de maneira granular, percebi a necessidade de oferecer opções de conteúdo mais claras e simples para atender às necessidades e expectativas de diferentes grupos de usuários.
Classificação dos diferentes tipos de investimentos, funcionalidades, características e detalhes organizadas por:
- Categoria principal: é o nível mais alto da hierarquia, representando o tema geral do app.
- Categorias secundárias: subcategorias que se relacionam com a categoria principal e dividem o conteúdo de forma mais específica.
- Categorias terciárias: subdivisões das categorias secundárias, fornecendo mais detalhes e refinamento.
- Categorias quaternárias: níveis adicionais, se necessário, para uma organização ainda mais precisa do conteúdo.
A taxonomia de conteúdo também pode incorporar outros elementos, tags e filtros, que ajudaram na classificação das informações. Esses elementos permitem que as pessoas usuárias realizem buscas mais refinadas e encontrem respostas relevantes com base nos critérios de busca.
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Minha construção de taxonomia em investimentos para o produto

Desabafo final
Quero ressaltar que essa foi a minha primeira experiência e entrega desse processo em UX Writing, grande parte disso foi uma adaptação e entendimento que tive ao ler e pesquisar sobre o tema. Além da dificuldade de conseguir exemplos práticos para desenvolver.
Espero que esse artigo te inspire a fazer algo novo, não perfeito, mas feito com muito orgulho de todo aprendizado.